MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

cataratas do Iguaçu
favoritos

Originalmente denominadas cataratas del Iguazú, são um conjunto de quedas de água no rio Iguaçu (bacia do Paraná), situadas no Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, e no Parque Nacional de Iguazú, na Argentina, ocupando no conjunto uma extensão de 250 mil hectares de floresta protegida. Estes dois parques passaram a ser considerados Património da Humanidade, respetivamente em 1984 e 1986.
As cataratas têm cerca de 300 quedas, com altura superior a 70 metros e estendem-se ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu. A maior de todas, denominada Garganta do Diabo, é em forma de U, tem 150 metros de largura e marca os limites entre a Argentina e o Brasil.
Estas quedas de água, cuja descarga é de aproximadamente 5000 m3/s, foram descobertas em 1541 pelo conquistador espanhol Álvaro Nuñes Cabeza de Vaca, governador da colónia de Prata, quando descia em piroga o rio Iguaçu em busca de uma passagem para Assunção, no Paraguai.
Cataratas do Iguaçu
Devido ao facto de esta região ser de grande beleza, ela é procurada por turistas de todo o mundo; serviu de "palco" para a rodagem de filmes como A Missão, realizado em 1986 por Roland Joffé.
É possível percorrer tranquilamente a pé um trilho de 2 km na margem brasileira do rio Iguaçu para admirar toda a beleza das cascatas situadas do lado argentino. Também é possível subir o rio em botes de borracha até à base das quedas de água ou sobrevoar as quedas de helicóptero a uma altitude de uns escassos 150 metros.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – cataratas do Iguaçu na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-21 22:57:18]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes