Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

cavalo
favoritos

Mamífero da ordem dos perissodáctilos, família dos Equídeos representados, nos dias de hoje, por uma única espécie o Equus caballus que inclui formas domesticadas variadas e que possui ainda um representante no estado selvagem o Equus przwalskii, indivíduo com um comprimento compreendido entre 2,20 e 2,80 metros com pelagem pardo-avermelhada e com uma faixa escura ao longo do dorso. A ponta do focinho e o abdómen são brancos. A parte inferior das patas é negra e a crina também é negra e hirsuta.

Habita regiões que vão da Europa Ocidental à Ásia Central, mas hoje possivelmente, existirão algumas manadas na Mongólia e China Ocidental. É um corredor veloz e resistente vivendo as éguas e os potros em grupos familiares de 20 indivíduos dirigidos por um adulto reprodutor e dominante. Alimenta-se de ervas e gramíneas. O acasalamento ocorre em geral na primavera e a gestação dura cerca de 340 dias. Nasce um potro que é capaz de se levantar imediatamente.

A crina é o pelo comprido que se desenvolve ao longo do pescoço do cavalo
As palas são usadas nos cavalos para delimitar o seu campo de visão
Cavalo com rédea
Cavalos num terreno de pasto
Potro a trote
Égua com um potro
Réplica de madeira do célebre cavalo de Troia
Crina, ou melena, de cavalo
Cavalo num estábulo
Cavalo no pasto
Cavalo de sela americano
Cavalo com sela de corrida
Cavalo árabe
Carro romano puxado por cavalos
O poldro, ou potro, é uma cria de cavalo
Cavalo conduzido por um campino
O cavalo representou um papel notável na evolução das civilizações. O interesse por este animal vem diminuindo se bem que no campo desportivo mantenha ainda a sua importância. O cavalo é também utilizado como produtor de carne, na tração, na carga, etc.

Em Portugal distinguem-se dois tipos de cavalo: um ao Norte, o cavalo céltico que compreende duas raças a galiziana e a castelhana; e outro no Sul, o bético lusitano, hoje mais designado por lusitano. O cavalo de Alter é do tipo lusitano.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – cavalo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-26 22:54:13]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe