Celso Furtado
Economista brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras, Celso Monteiro Furtado nasceu a 26 de julho de 1920, em Pombal, no estado de Paraíba e faleceu a 20 de novembro de 2004, no Rio de Janeiro. Estudou Direito no Rio de Janeiro e em 1944, terminado o curso ingressa na Força Expedicionária Brasileira. De 1946 a 1948 está em Paris a estudar para o doutoramento em economia. Volta um ano para o Brasil e em 1949 viaja para Santiago do Chile, onde integra a Comissão Económica Para a América Latina, um órgão das Nações Unidas. Nos anos seguintes, viaja por toda a América Latina.
Dez anos depois, desliga-se da organização e, já no Brasil, toma diversas iniciativas de carácter economicista durante o governo do presidente Kubitschek e depois, mais tarde, em 1962, elabora o Plano trienal para o governo do Presidente João Goulart, com o objetivo de combater a inflação. Com o golpe militar de 31 de maio de 1964, que levou os militares ao poder até 1985, Celso Furtado exila-se nos Estados Unidos e depois em França onde leciona na Sorbonne durante vinte anos. Visita o Brasil, pela primeira vez depois do exílio, em 1968 e durante a década de 70 viaja, como membro das Nações Unidas, por diversos países de África, Ásia e América Latina. Após 1979, com a Lei da Amnistia, retorna ao Brasil com frequência e, em 1985, Trancredo Neves convida-o para colaborar com o governo. É nomeado embaixador do Brasil, em Bruxelas, mas em 1988 volta ao Brasil. A carreira de Celso Furtado nos anos 90 reparte-se por diversos organismos internacionais, sempre ligado ao desenvolvimento económico dos países do Terceiro Mundo. Em 1997 entra para a Academia Brasileira de Letras. Durante a sua vida escreveu vários artigos e livros, como a Formação Económica do Brasil (1954), Desenvolvimento e Subdesenvolvimento (1961) e O Crescimento Económico do Brasil (1963), que constituem uma referência obrigatória na área económica.
Partilhar
Como referenciar
Celso Furtado na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$celso-furtado [visualizado em 2025-07-13 16:21:26].
Outros artigos
-
Academia Brasileira de LetrasInstituição fundada em 1896 que reúne os principais escritores, filólogos, jornalistas e estudiosos ...
-
BrasilGeografia País da América do Sul. A República Federativa do Brasil tem 26 estados e um Distrito Fede...
-
BruxelasAspetos Geográficos Bruxelas é a capital da Bélgica e a principal cidade do país e da província de B...
-
América LatinaDesignação que se aplica ao conjunto de países e territórios da América do Sul e da América Central ...
-
ÁfricaÉ o segundo maior continente. Tem uma área de 30 217 000 km2 e ocupa 1/5 do solo terrestre. Atravess...
-
FrançaGeografia País da Europa Ocidental, a França é banhada pelo canal da Mancha a norte, pelo golfo da B...
-
ChileGeografia País da América do Sul. Situado ao longo da costa oeste, o Chile estende-se por 756 950 km...
-
ParisAspetos Geográficos Cidade do Norte de França e capital do país, está situada a 370 km da foz do rio...
-
Rio de JaneiroCapital do estado brasileiro do Rio de Janeiro. Situa-se à entrada da vasta baía da Guanabara. A baí...
-
DireitoA palavra direito deriva etimologicamente de ius rectum, que significa "aquilo que é justo", o Direi...
ver+
Partilhar
Como referenciar 
Celso Furtado na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$celso-furtado [visualizado em 2025-07-13 16:21:26].