Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

cetona
favoritos

As cetonas, tal como os aldeídos, são compostos orgânicos estruturalmente derivados dos hidrocarbonetos, substituindo, no mesmo carbono, dois átomos de hidrogénio por um átomo de oxigénio.
As cetonas obtêm-se por oxidação de um álcool secundário, no qual o grupo OH se une a um átomo de carbono situado no interior da cadeia.
O nome das cetonas obtém-se do nome dos hidrocarbonetos correspondentes, indicando a posição do grupo carbonilo por meio do sufixo ona.
Molécula de propanona
Embalagem comum de acetona (propanona)
Contrariamente aos aldeídos, as cetonas não apresentam propriedades redutoras.
A mais importante das cetonas é a acetona (CH3COCH3), designada propanona segundo a IUPAC, International Union of Pure and Applied Chemistry. Esta é um líquido incolor, volátil, de cheiro característico, excelente solvente de plásticos, de vernizes e de gorduras, usando-se também na preparação de produtos orgânicos sintéticos como, por exemplo, o "perspex".
A acetona é também um produto metabólico pertencente ao conjunto dos corpos cetónicos. A concentração destes no sangue é normalmente baixa, mas, em certas situações (diabetes, jejum prolongado), os seus níveis no sangue aumentam.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – cetona na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-26 22:18:50]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe