Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

cevada
favoritos

Designação comum de plantas herbáceas do género Hordeum e da família das Gramíneas.
As espécies do género Hordeum são plantas anuais ou vivazes, com flores dispostas em espigas compridas e glumas livres até à base, lanceoladas ou lineares, com a glumela inferior ovada e a superior oblonga-ovada. O fruto é uma cariopse.

A cevada Hordeum distichon é uma planta anual com colmo ereto e glabro, provido de nós basais salientes. As espigas são oblongas, com eixo principal forte, compostas por espiguetas uniflores, reunidas três em cada nó. As espiguetas férteis dispõem-se em duas fileiras.
A cevada Hordeum vulgare é uma planta anual com colmo provido de nós basais salientes, com espigas oblongas, com eixo principal forte, compostas por quatro ou seis fileiras de espiguetas férteis.

Cevada, planta do género Hordeum e da família das Gramíneas ou Poáceas
Estas espécies, também conhecidas por cevada-de-cerveja, cevada-dística ou cevada-de-duas-ordens, são cultivadas como cereais. A Hordeum distichon é utilizada na produção de malte e a Hordeum vulgare é usada como cereal forrageiro.
Outros exemplos de cevada são o Hordeum murinum (cevada-das-lebres ou cevada-marítima), o Hordeum pusillum (cevada-pequena) e o Hordeum secalinum (cevada-secalina).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – cevada na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-21 01:56:42]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe