Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Charles Baxter
favoritos

Escritor norte-americano, Charles Baxter nasceu no ano de 1947 em Minneapolis. O seu pai, um mediador de seguros, faleceu, vítima de uma paragem cardíaca, quando Charles contava apenas ano e meio de idade. A sua mãe tornou a casar, desta vez com um advogado abastado, mudando-se com os filhos para uma propriedade imensa na orla de um lago perto de Excelsior.
O seu padastro era um homem austero que procurava, como muitos norte-americanos da sua posição social, viver a vida de um gentleman rural inglês. Possuidor de uma extensíssima biblioteca de primeiras edições, era grande admirador da obra de Nietzsche.
Assim, Charles Baxter cresceu rodeado de cavalos e criadagem. Mas a ausência de vizinhos nas redondezas da propriedade do seu padrasto contribuiu para que ocupasse os seus tempos livres com a leitura.
Terminando os seus estudos secundários, ingressou no Macalester College, uma pequena escola superior artística liberal em St. Paul, no estado do Minnesota, onde foi editor da revista literária académica.
Passou depois a trabalhar como professor do ensino secundário em Pinconning, no Michigan, função que desempenhou durante um ano, até ser admitido na Universidade de Buffalo como candidato a doutoramento. Apresentou a sua tese em 1974, altura em que ocupou um cargo docente na Universidade Estatal Wayne de Detroit.
Após uma série de tentativas no domínio da poesia, Baxter tentou a prosa. Em 1984 publicou a sua primeira coletânea de contos, com o título Harmony Of The World, obra que foi galardoada com vários prémios literários, figurando em algumas antologias do género.
Seguiu-se uma outra compilação de contos, Through The Safety Net, que continha o célebre "Gryphon", a história de uma professora substituta excêntrica que confunde os alunos com os seus conhecimentos esotéricos de mitologia e superstição.
Em 1987 apareceu o seu primeiro romance, First Light, no qual Baxter contava a história de um vendedor de automóveis e da sua irmã, uma astrofísica. No género, publicou também Shadow Play (1993) e The Feast of Love (2000).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Charles Baxter na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-30 21:08:54]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto