Charles Ernest Overton
Biólogo inglês, Charles Ernest Overton nasceu a 25 de fevereiro de 1865, em Cheshire, e morreu a 27 de janeiro de 1933. Foi um dos primeiros investigadores na área das membranas celulares, tendo sido o autor da primeira teoria coerente sobre a constituição lipídica das membranas.
Enquanto desenvolvia a sua tese de doutoramento em Botânica, na Universidade de Zurique, Overton, ao tentar descobrir que tipo de substâncias eram rapidamente absorvidas pelas plantas, concluiu que a estrutura química dessas substâncias era o fator determinante que condicionava a capacidade de as tornar mais ou menos absorvíveis. Descobriu que substâncias apolares (cujas moléculas são insolúveis em água) eram afinal capazes de chegar rapidamente ao interior das células das plantas, contrariando a ideia, até aí difundida, que as membranas celulares eram impermeáveis a quase tudo exceto à água.
Os seus estudos sobre as propriedades osmóticas das células permitiram fundamentar os conceitos modernos acerca da função e do comportamento das membranas, nomeadamente a sua importância na área da anestesia, pois, segundo Overton, são as substâncias gasosas ou voláteis que induzem a anestesia, quando atravessam os lípidos que fazem parte da membrana celular.
-
escincosSão animais do tipo dos cordados, da classe dos répteis, da ordem dos escamosos e da família dos Esc
-
escama ovulíferaEstruturas férteis que correspondem a folhas modificadas e onde se formam os óvulos. No cone ovulífe
-
EscincídeosFamília da ordem dos sáurios ou escamosos, constituída por cerca de mil e trezentas espécies. Os rép
-
EscienídeosFamília de peixes ósseos bentónicos, da ordem dos perciformes cujas espécies como, por exemplo, Scie
-
escândioO escândio, cujo símbolo químico é Sc, é um elemento químico sólido a 25°C, pertencente ao grupo de
-
EscinliorinídeosFamília de animais de vida aquática com esqueleto cartilagíneo do filo dos cordados, da classe dos p
-
escala estratigráficaA escala dos tempos geológicos ou escala estratigráfica baseia-se na seriação, no tempo, dos princip
-
escaravelhoNome atribuído a animais do filo dos artrópodes, da classe dos insetos, da ordem dos coleópetros e d
-
EsciliorrinídeosFamília de peixes da ordem dos seláceos. São tubarões costeiros bentónicos, popularmente conhecidos
-
escama estaminalEstruturas férteis que correspondentes a folhas modificadas e onde se formam os grãos de pólen. No c