Charles Ernest Overton
Biólogo inglês, Charles Ernest Overton nasceu a 25 de fevereiro de 1865, em Cheshire, e morreu a 27 de janeiro de 1933. Foi um dos primeiros investigadores na área das membranas celulares, tendo sido o autor da primeira teoria coerente sobre a constituição lipídica das membranas.
Enquanto desenvolvia a sua tese de doutoramento em Botânica, na Universidade de Zurique, Overton, ao tentar descobrir que tipo de substâncias eram rapidamente absorvidas pelas plantas, concluiu que a estrutura química dessas substâncias era o fator determinante que condicionava a capacidade de as tornar mais ou menos absorvíveis. Descobriu que substâncias apolares (cujas moléculas são insolúveis em água) eram afinal capazes de chegar rapidamente ao interior das células das plantas, contrariando a ideia, até aí difundida, que as membranas celulares eram impermeáveis a quase tudo exceto à água.
Os seus estudos sobre as propriedades osmóticas das células permitiram fundamentar os conceitos modernos acerca da função e do comportamento das membranas, nomeadamente a sua importância na área da anestesia, pois, segundo Overton, são as substâncias gasosas ou voláteis que induzem a anestesia, quando atravessam os lípidos que fazem parte da membrana celular.
-
absorção luminosaA absorção luminosa consiste na conversão de energia de radiação eletromagnética (a luz pertence a e
-
abutreÉ uma ave, da família dos Accipitrídeos, grande e poderosa. O abutre Neophron percnopteues, também d
-
absorção (química)A absorção é uma operação que consiste na transferência de um componente de uma fase gasosa para uma
-
abuliaAbulia é uma deterioração mais ou menos evidente da vontade de atuar, que se traduz na indecisão, na
-
absorção de nutrientesA absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimento
-
absorção acústicaA absorção acústica consiste na conversão de energia sonora em energia térmica ao passar através de
-
absintoDesignação vulgar de plantas herbáceas da família das Asteráceas e do género Artemisia. O absinto Ar
-
configuração absolutaPara indicar a estrutura absoluta de um isómero ótico usam-se duas convenções. A primeira, a convenç
-
absorção (biologia)Movimento de uma substância dissolvida ou de um fluido através de uma membrana celular. Nas plantas,
-
valor absolutoDesigna-se por valor absoluto (ou módulo) de um número x o valor numérico do número que se obtém ao