Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Chuva de Estrelas
favoritos

O concurso "Chuva de Estrelas" surgiu a 1 de outubro de 1993 no canal privado de televisão SIC, aproveitando um formato já existente no estrangeiro. A produtora Endemol foi a responsável pela versão portuguesa deste programa, criado com a intenção de fazer concorrência ao "Festival RTP da Canção".
O programa consistiu em apresentar uma série de cantores amadores que iam à televisão imitar os seus ídolos. Aquele que se aproximasse mais da realidade vencia o concurso. Ao concorrente, cabia imitar a voz e a imagem do cantor escolhido, e depois era avaliado por um júri composto por três elementos. Cada sessão do "Chuva de Estrelas" era uma eliminatória e depois o concurso prosseguia com oitavos de final, quartos de final, meia-final e final. As finais do "Chuva de Estrelas" tiveram lugar no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e serviram para revelar alguns jovens que se tornaram, também eles, cantores consagrados, como por exemplo, Sara Tavares, que imitou Whitney Houston.
Carlos Bruno, um dos concorrentes, imitou o vocalista do grupo norte-americano R.E.M. e ganhou a final internacional do "Chuva de Estrelas", que teve lugar em 1998 na Holanda.
Os vencedores das finais do concurso passaram a ser escolhidos mediante a votação do público a partir da terceira edição.
Na primeira série do concurso, a apresentação coube a Catarina Furtado, que assim se lançou como uma das principais estrelas da televisão portuguesa. Depois de Catarina Furtado, também deram a cara pelo programa José Nuno Martins e Bárbara Guimarães.
O concurso alcançou de imediato um grande êxito e foi o primeiro programa da SIC a liderar a tabela de audiências a nível nacional. Foi com "Chuva de Estrelas" que a SIC começou a superar a RTP como canal mais visto em Portugal.
Alguns dos participantes acabaram, posteriormente, por participar no "Festival RTP da Canção".
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Chuva de Estrelas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-23 16:16:55]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto