Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Clemente III
favoritos

Antipapa italiano, o seu nome era Guiberto, e mantinha relações de amizade com Hildebrando (Gregório VII) desde tenra idade, sendo bispo de Ravena e familiar dos margraves da localidade de Canossa.

Foi eleito papa, a 24 de março de 1084, quando o imperador Henrique IV invadiu a cidade de Roma e expulsou o papa Gregório VII, que tinha sido destituído num sínodo realizado por partidários imperiais em junho de 1080.

O primeiro ato de Clemente III enquanto pontífice de Roma foi coroar Henrique IV, em sinal de soberania. Ocuparia o trono de São Pedro até à entrada dos normandos em Roma, tendo-se apenas retirado para a sua sede de Ravena em 1089, quando o papa Urbano II o expulsou.
Clemente III conseguiu ainda ocupar a sede pontifícia durante uns meses de 1092, enquanto o imperador Henrique IV ocupou a cidade e Urbano II se viu obrigado a fugir.
Foi em Ravena onde acabou por falecer, no dia 8 de setembro de 1100.

Foi posteriormente excomungado no sínodo de Quedlimburgo (Saxónia).

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Clemente III na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$clemente-iii,1 [visualizado em 2025-07-18 11:08:35].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix