codificação (teoria da comunicação)
Um dos elementos do processo de comunicação. Operação que consiste na transformação de conceitos em signos e, consecutivamente, na introdução deles, já como sinais, no canal.
No sentido lato, pela codificação compreende-se também a utilização de uma determinada convenção artística ou retórica.
A codificação pode ser simples ou dupla. No caso da dupla codificação, a mensagem veicula ao mesmo tempo dois significados, possibilitando duas leituras complementares ou contraditórias. No cinema e na comunicação social a dupla codificação tem como objetivo a captação do interesse de vários setores da audiência.
Assim, o leitor menos preparado não se queda eliminado, mas a sua participação fica reduzida à primeira codificação.
Partilhar
Como referenciar
codificação (teoria da comunicação) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$codificacao-(teoria-da-comunicacao) [visualizado em 2026-06-21 02:02:42].
Outros artigos
-
átono1. Em Fonologia: designa-se por sílaba átona, por oposição a sílaba tónica, o/os segmento/s da palav
-
atos de falaSegundo o filósofo J. L. Austin, a elocução de uma determinada frase não serve apenas para descrever
-
assonânciaFigura estilística de repetição sonora que consiste numa harmonização de sons vocálicos. A assonânci
-
atributoNa gramática tradicional, trata-se da função sintática atribuída a um adjetivo (exemplo i, ii), a um
-
ciências auxiliares da HistóriaEntendem-se por ciências auxiliares da História aquelas que, de formas variadas, contribuem para a e
-
aspa (insígnia)A aspa é uma cruz, na forma de X, feita com paus. Vulgarmente conhecida como cruz-de-santo-andré, po
-
artigo científico e técnicoConceito e seu desenvolvimento Um artigo científico é um trabalho técnico-científico e constitui um
-
ato de comunicaçãoA noção de comunicação não é passível de uma só definição, na medida em que, nas diversas disciplina
-
teoria X-BarraDesenvolvimento teórico dentro da gramática generativa proposto por Noam Chomsky (1970) que consiste
-
assíndetoFigura de construção que consiste na omissão continuada de elementos de ligação entre palavras, sint
Partilhar
Como referenciar 
codificação (teoria da comunicação) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$codificacao-(teoria-da-comunicacao) [visualizado em 2026-06-21 02:02:42].