codificação (teoria da comunicação)
Um dos elementos do processo de comunicação. Operação que consiste na transformação de conceitos em signos e, consecutivamente, na introdução deles, já como sinais, no canal.
No sentido lato, pela codificação compreende-se também a utilização de uma determinada convenção artística ou retórica.
A codificação pode ser simples ou dupla. No caso da dupla codificação, a mensagem veicula ao mesmo tempo dois significados, possibilitando duas leituras complementares ou contraditórias. No cinema e na comunicação social a dupla codificação tem como objetivo a captação do interesse de vários setores da audiência.
Assim, o leitor menos preparado não se queda eliminado, mas a sua participação fica reduzida à primeira codificação.
Partilhar
Como referenciar
codificação (teoria da comunicação) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$codificacao-(teoria-da-comunicacao) [visualizado em 2026-06-13 23:39:55].
Outros artigos
-
anedotaNarração breve e geralmente jocosa de um facto verídico ou imaginário. Na prosa medieval, a anedota
-
anástrofeFigura de estilo em que se manifesta uma inversão sintática de palavras ou sintagmas. Na anástrofe (
-
anáfora (linguística)Processo sintático-semântico que consiste na retoma de uma palavra ou de uma expressão mencionadas n
-
análise estilísticaPercurso de levantamento dos elementos estruturantes e constitutivos de um dado texto ou intervenção
-
análise do discursoDisciplina dos estudos linguísticos, muitas vezes designada também por linguística textual, a anális
-
anagramaJogo linguístico que consiste em formar palavras novas pela transposição de letras de outras. Por ex
-
anisocroniaAnisocronia significa que tempo narrativo tem uma duração diferente do tempo da história. Opõe-se à
-
análise conversacionalA análise conversacional tem por objeto de estudo a organização social da conversação ("talk-in-inte
-
animismo (literatura)Figura de estilo semelhante à prosopopeia que consiste em atribuir propriedades animadas, mas não es
-
anais apologéticosHistória que faz a apologia (defesa) daquilo que é narrado. Exemplos: - A Igreja Católica e o seu Cl
Partilhar
Como referenciar 
codificação (teoria da comunicação) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$codificacao-(teoria-da-comunicacao) [visualizado em 2026-06-13 23:39:55].