codificação (teoria da comunicação)
Um dos elementos do processo de comunicação. Operação que consiste na transformação de conceitos em signos e, consecutivamente, na introdução deles, já como sinais, no canal.
No sentido lato, pela codificação compreende-se também a utilização de uma determinada convenção artística ou retórica.
A codificação pode ser simples ou dupla. No caso da dupla codificação, a mensagem veicula ao mesmo tempo dois significados, possibilitando duas leituras complementares ou contraditórias. No cinema e na comunicação social a dupla codificação tem como objetivo a captação do interesse de vários setores da audiência.
Assim, o leitor menos preparado não se queda eliminado, mas a sua participação fica reduzida à primeira codificação.
Partilhar
Como referenciar
codificação (teoria da comunicação) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$codificacao-(teoria-da-comunicacao) [visualizado em 2026-06-17 21:38:29].
Outros artigos
-
antroponímiaOs nomes primitivos tinham um significado exato, o que, aliás, correspondia às exigências psicológic
-
antítese (retórica)Figura de pensamento em que se exprimem ideias opostas através de termos que semanticamente possuem
-
antanáclaseFigura de estilo em que se repete a mesma palavra no plano do significante, usando-a com significado
-
AntroponímiaDo gr. anthropos (homem) e onyma (nome), significa o estudo do nome das pessoas.
-
antonomásia (retórica)Em retórica trata-se de uma figura pela qual se substitui um dado nome próprio por um epíteto que lh
-
antimetáteseTambém conhecida por antimetábole ou reversão, é uma figura de retórica baseada na simetria (à semel
-
antinomiaContradição; oposição entre dois princípios. O filósofo Kant fala em "antinomias da razão pura", ou
-
antífraseFigura de retórica (do grego "antíphrasis", significava contradição) em que se sugere o contrário de
-
antonímiaRelação de sentido estabelecida entre dois lexemas que apresentam significados opostos. Segundo a TL
-
apócopeFenómeno fonético de supressão de fonema ou sílaba no final de palavra. Este fenómeno, muito frequen
Partilhar
Como referenciar 
codificação (teoria da comunicação) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$codificacao-(teoria-da-comunicacao) [visualizado em 2026-06-17 21:38:29].