Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

coloide
favoritos

Deve-se a Thomas Graham a divisão das substâncias em coloides e cristaloides.
Nos seus estudos, realizados na Universidade de Londres entre 1861 e 1864, concluiu que todas as substâncias, quando em solução, apresentavam um comportamento que permitia incluí-las num dos citados grupos. Como exemplo de coloide pode citar-se a goma-arábica ou cola vulgar.
Em solução, as partículas dos coloides são sempre maiores que a das soluções verdadeiras, não se desagregando em partículas de dimensões moleculares (10-6 mm) mas em agregados centenas ou milhares de vezes maiores. Contudo, podem difundir a luz, e o trajeto da luz emitida tornam os coloides visíveis.
Thomas Graham, químico escocês, pioneiro no estudo dos coloides
A cola é um exemplo de um coloide
Os coloides têm propriedades específicas, incluindo a capacidade de o mesmo coloide apresentar transformações sol-gel, que é a mudança reversível de um estado fluido (sol) para um estado mais sólido (gel).
O material semifluido que se encontra nas células vivas é também considerado um coloide, e as suas mudanças sol-gel estão na base de importantes funções celulares, como, por exemplo, a divisão celular.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
coloide na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$coloide [visualizado em 2025-07-13 12:03:23].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix