Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Commodore 64
favoritos

Criado inicialmente com o intuito de correr jogos com capacidade de síntese musical e gráficos de cores, este microcomputador foi bastante incrementado devido às suas capacidades de utilizar o sistema operativo CP/M.

Para o seu tempo, o Commodore 64 possuía uma excelente qualidade gráfica e sonora. Na sua versão básica, o Commodore 64 possuía um processador de 8 bits, 64 Kbytes de memória RAM e 20 Kbytes de memória ROM, no entanto as suas capacidades de armazenamento poderiam sempre ser aumentadas através da utilização de um leitor/gravador de cassetes (digital datassete 1530) e de disquetes flexíveis de 5 ¼ (170 Kbytes por disquete).

Permitia ainda a ligação a impressoras, joysticks, cartuchos funcionais (cartridge) para carregamento direto de aplicações, plotters, canetas óticas, etc. Este microcomputador dispunha de um teclado QWERTY de 66 teclas das quais 4 poderiam ser programáveis pelo utilizador, mas não dispunha de teclado numérico incorporado.

Devido ao seu desempenho e custo relativamente baixo, o Commodore 64 atingiu bastante popularidade nos anos 80 e não faltaram programas e publicações periódicas dedicadas exclusivamente a este aparelho.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Commodore 64 na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$commodore-64 [visualizado em 2025-06-19 07:51:42].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac