Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Companhia de Pernambuco e Paraíba
favoritos

A segunda companhia pombalina monopolista a ser criada no Brasil foi a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba, fundada em 1759, quatro anos depois da criação da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão. Esta companhia veio a ser ainda mais lucrativa do que a primeira. O seu capital era superior ao da anterior pois contava com mais de dois milhões de cruzados; os seus privilégios eram em tudo idênticos, embora se aplicassem às regiões de Paraíba e Pernambuco.
Tal como a sua congénere do Grão-Pará e Maranhão, esta companhia fomentou igualmente a agricultura, em especial a cultura de cacau. Tinha trinta navios ao seu dispor que iam buscar escravos e outros produtos, e exportavam para a Europa diversos géneros coloniais.
Entre 1778 e 1779, esta companhia, juntamente com a anterior, foi despojada dos seus privilégios reais, durante o governo de D. Maria I, que se assumiu como muito crítico relativamente a algumas políticas do Marquês de Pombal. De qualquer modo, estas organizações continuaram a desempenhar a sua atividade, embora agora como duas companhias ou sociedades particulares, com um menor peso no incremento do desenvolvimento económico da colónia brasileira.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Companhia de Pernambuco e Paraíba na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$companhia-de-pernambuco-e-paraiba [visualizado em 2025-07-13 12:46:13].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix