Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

complementaridade das ciências sociais
favoritos

Embora privilegiando uma determinada instância da vida social, as diversas ciências sociais (sociologia, psicologia, economia, demografia, etc.) têm como objeto comum o estudo da realidade social, que, sendo única, se manifesta de forma pluridimensional e é, portanto, suscetível de uma multiplicidade de abordagens. Partindo de perspetivas teóricas particulares e de metodologias específicas, cada uma dessas ciências procurou delimitar, ao longo do seu processo de formação, a respetiva área de observação e de análise, buscando a compreensão de um determinado nível do real, que será tanto mais profundamente apreendido quanto maior for a aproximação interdisciplinar.
Nas décadas de 20-30 do século XX, e recorrendo ao conceito de "fenómeno social total", Marcel Mauss alerta para a complexidade e pluridimensionalidade dos comportamentos e experiências sociais, insistindo que qualquer facto pode ser apreendido a partir de grelhas de leitura distintas, cada uma delas focando apenas algumas das suas dimensões.
Reconhecida a interdependência de todas as ciências sociais, a complementaridade de perspetivas e o intercâmbio de conhecimentos científicos revelam-se processos indispensáveis no sentido da descomplexificação do real e do acesso à sua globalidade.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
complementaridade das ciências sociais na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$complementaridade-das-ciencias-sociais [visualizado em 2025-06-21 11:24:11].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac