Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

compressibilidade
favoritos

A compressibilidade consiste na capacidade de um corpo ou substância para reduzir o seu volume quando se encontra submetido a pressões em todas as partes, ou seja, a capacidade que um fluido possui de o volume por ele ocupado variar em função da pressão.
A compressibilidade representa-se pelo símbolo k e o seu valor é uma constante material calculada pelo inverso do módulo de compressibilidade. A expressão matemática que traduz a sua determinação é: k = -V-1 x dV/dp sendo dV/dp a razão da variação do volume com a pressão.
O módulo de compressibilidade representa a razão entre a pressão exercida sobre um corpo e a percentagem da diminuição do seu volume.
A compressibilidade exprime-se em unidades inversas de pressão, isto é, por exemplo,
em m2/N (metro quadrado por newton).
Os gases apresentam elevada compressibilidade, enquanto que os líquidos e os sólidos possuem uma baixa compressibilidade. A pressões normais, os líquidos podem ser considerados praticamente incompressíveis. Dentro dos limites em que a Lei de Hooke é válida, a compressibilidade é independente da pressão.
Nos gases é usual efetuar a distinção entre compressibilidade isotérmica e adiabática, conforme esta se realize respetivamente a temperatura constante com trocas de calor ou sem trocas de calor.
 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – compressibilidade na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-12 21:01:40]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro