condensador de Liebig
O condensador de Liebig ou condensador simples é um instrumento laboratorial constituído por um tubo de vidro de forma cilíndrica no interior do qual se encontra outro tubo de vidro de menor diâmetro. Este condensador deve o seu nome ao químico alemão Justus von Liebig (1803-1873), que foi o primeiro a introduzir, na formação universitária dos químicos, o trabalho prático de laboratório.
Os condensadores são instrumentos que têm aplicação exclusiva na destilação e têm como função condensar (passagem do estado gasoso ao estado líquido) os vapores obtidos na destilação.
Tal como o condensador de serpentina, o condensador de Liebig também possui dois tubos de vidro laterais: um para a entrada de água fria e outro para a saída de água (sai quente).
O mecanismo de funcionamento é semelhante ao do condensador de serpentina com a exceção de que a serpentina é substituída por um tubo cilíndrico.
Os condensadores de Liebig são mais utilizados em destilações em que o líquido entra em ebulição muito rapidamente e produz grandes quantidades de vapor, não havendo necessidade de percorrer a serpentina para condensar (percorre o tubo cilíndrico reto).
-
LiebigQuímico alemão, Justus von Liebig nasceu a 12 de maio de 1803, em Darmstadt, na Alemanha, e morreu a...
-
condensador de serpentinaO condensador de serpentina é um instrumento laboratorial constituído por um tubo de vidro de forma ...
-
descontinuidade de ConradLimite existente na crosta terrestre, numa zona compreendida entre as profundidades de 15 e 50 quiló
-
conglomeradoOs conglomerados são rochas sedimentares detríticas ou clásticas, consolidadas, constituídas por ele
-
ConídeosFamília de animais pertencentes ao filo dos moluscos, da classe dos gastrópodes e da ordem dos neoga
-
cónicaLugar geométrico dos pontos de um plano tais que a razão das suas distâncias a um ponto fixo desse p
-
coníferasA divisão das coníferas (Coniferophyta) é uma das cinco divisões principais de espermatófitas. Const
-
conjuntiviteA conjuntivite é uma inflamação ocular. Esta alteração localiza-se ao nível da conjuntiva, a membran
-
tubo de conjugaçãoTubo que se forma, por exemplo, nas espirogiras, a partir de uma excrescência da parede de um dos in
-
conjuntoA um qualquer número de elementos de uma determinada espécie dá-se o nome de conjunto. Esses element