Confederação do Equador
A Confederação do Equador representou uma tentativa separatista de implantar o regime republicano na Província de Pernambuco no nordeste do Brasil, em 1824. O movimento representou um protesto à atuação autoritária do governo do Rio de Janeiro, nomeadamente o outorgamento por D. Pedro I da Constituição de 1824.
A província de Pernambuco encontrava-se dividida social e economicamente. A sul ficavam os grandes engenhos de açúcar ligados ao comércio externo, que se encontrava na mão dos portugueses. A norte ficavam os aglomerados urbanos e os campos de algodão, com ligações comerciais a Inglaterra. O conflito entre estas duas forças gerou tensões sociais e políticas que levaram a várias manifestações de descontentamento, entre elas a Revolução Pernambucana de 1817.
A nomeação de Francisco Paes Barreto para governador de Pernambuco, em vez de Manuel de Carvalho Paes de Andrade, escolhido pelo povo, originou uma contestação, que levou à proclamação da Confederação do Equador a 2 de julho. Paes de Andrade foi então escolhido para presidente. As Províncias do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba dão o seu a apoio à Confederação. A reação não se fez esperar. A cidade do Recife sofre um cerco terrestre e marítimo, mas resistiu. Sem solução à vista, D. Pedro I recuou na nomeação, mas o conflito armado não pôde ser evitado. As dissensões no seio da Confederação, nomeadamente a questão da abolição da escravatura, levou a que parte dos rebeldes se associassem às forças governamentais.
Em setembro, as províncias de Paraíba e Rio Grande do Norte acabaram por cair, seguidas do Ceará, em dezembro. Neste mês, é jurada a Constituição e o conflito sanado, com a condenação dos implicados. Frei Caneca, mentor ideológico do movimento, foi executado, bem como outros participantes no movimento. Cipriano Barata, ativista político e jornalista foi preso e Paes de Andrade refugiou-se em Inglaterra.
-
InglaterraPaís do Reino Unido. Ocupa a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha. A Inglaterra é o país hist...
-
Cipriano BarataPolítico, jornalista e médico brasileiro do primeiro quartel do século XIX, Cipriano José Barata nas...
-
Frei CanecaMonge carmelita e político brasileiro, Joaquim da Silva Rabelo, mais tarde Frei Joaquim do Amor Divi...
-
ConstituiçãoA Constituição é a lei fundamental que regula os direitos e garantias dos cidadãos e define a organi...
-
CearáO estado do Ceará fica na região Nordeste do Brasil. Faz fronteira a leste com os estados de Rio Gra...
-
Rio Grande do NorteO estado do Rio Grande do Norte fica no Nordeste do Brasil e faz fronteira a norte e a leste com o o...
-
D. Pedro ICognominado "o Justiceiro", foi o oitavo rei de Portugal. Quarto filho de D. Afonso IV e de D. Beatr...
-
RecifeCapital do estado brasileiro de Pernambuco. Cidade portuária e estância turística, possui uma popula...
-
PernambucoO estado de Pernambuco fica no Nordeste do Brasil. Faz fronteira, a norte com os estados de Paraíba ...
-
Revolução PernambucanaA Revolução Pernambucana teve lugar em 1917 no Recife, Província de Pernambuco, fruto do descontenta...