Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa
Conjunto de artigos "a propósito dalguns livros recentes", de Antero de Quental, inicialmente publicados no Primeiro de janeiro, em 1871, e posteriormente reunidos em volume, em 1904.
Defendendo que "a filosofia das literaturas é uma criação do nosso século", tornada possível pela generalização do método histórico e crítico, Antero de Quental ressalta os trabalhos de Teófilo Braga, criador da "escola etnológica", e de Oliveira Martins, que filia na "escola social e histórica", debruçando-se em especial sobre os ensaios Teoria da História Literária Portuguesa e Os Lusíadas, de Teófilo Braga e Oliveira Martins, respetivamente.
Partilhar
Como referenciar
Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$consideracoes-sobre-a-filosofia-da-historia [visualizado em 2026-06-25 22:49:03].
Outros artigos
-
Teófilo BragaPolítico, professor e escritor português, Joaquim Fernandes Braga nasceu a 24 de fevereiro de 1843, ...
-
Os LusíadasIntrodução Célebre poema épico de Luís de Camões, publicado em 1572, que, narrando a descoberta do c...
-
Antero de QuentalAntero de Quental é entre nós o grande criador de uma poesia filosófica romântica, influenciada pelo...
-
De Noite as Árvores São NegrasA publicação em 1968 de De Noite as Árvores São Negras, de Maria Isabel Barreno, inaugura, na litera
-
O Prato de Arroz-DoceRomance, de Teixeira de Vasconcelos, cuja ação se desenrola no Porto, entre 1846 e 1847, reconstitui
-
Arte PoéticaA Arte Poética distribui-se por três volumes que tratam em primeiro lugar da problemática geral da e
-
ArvoredosVolume de contos rústicos de Teixeira de Queirós, publicado em 1895 fora da série Comédia do Campo,
-
Segundo livro de Crítica - Arte e Literatura Portuguesas de Hoje (Livros, Quadros e Palcos)Livro que compila diversos artigos de crítica artística e literária extraídos da rubrica "Revista Cr
-
Arte e NaturezaVolume póstumo de Latino Coelho, publicado em 1923, com um interessante prefácio de Henrique Lopes d
-
Cooperativa ÁrvoreA Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas é uma escola de artes portuguesa fundada em 1963 no
Partilhar
Como referenciar 
Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$consideracoes-sobre-a-filosofia-da-historia [visualizado em 2026-06-25 22:49:03].