Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa
Conjunto de artigos "a propósito dalguns livros recentes", de Antero de Quental, inicialmente publicados no Primeiro de janeiro, em 1871, e posteriormente reunidos em volume, em 1904.
Defendendo que "a filosofia das literaturas é uma criação do nosso século", tornada possível pela generalização do método histórico e crítico, Antero de Quental ressalta os trabalhos de Teófilo Braga, criador da "escola etnológica", e de Oliveira Martins, que filia na "escola social e histórica", debruçando-se em especial sobre os ensaios Teoria da História Literária Portuguesa e Os Lusíadas, de Teófilo Braga e Oliveira Martins, respetivamente.
Partilhar
Como referenciar
Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$consideracoes-sobre-a-filosofia-da-historia [visualizado em 2026-06-26 16:40:39].
Outros artigos
-
Teófilo BragaPolítico, professor e escritor português, Joaquim Fernandes Braga nasceu a 24 de fevereiro de 1843, ...
-
Os LusíadasIntrodução Célebre poema épico de Luís de Camões, publicado em 1572, que, narrando a descoberta do c...
-
Antero de QuentalAntero de Quental é entre nós o grande criador de uma poesia filosófica romântica, influenciada pelo...
-
CânticosColetânea que reúne várias composições poéticas dispersas pela imprensa periódica, repartidas por tr
-
O Canto do CisneVolume póstumo que colige as últimas produções em verso e prosa de João Penha. A maioria das composi
-
Laudes e Cantigas EspirituaisObra do monge beneditino e bispo itinerante André Dias, que, além de trabalhos de carácter jurídico-
-
Carta de Guia de CasadosObra publicada em 1651 por D. Francisco Manuel de Melo. Trata-se de um livro que pretende dar consel
-
Cartas PeninsularesVolume de crónicas de viagem de Oliveira Martins, editado postumamente, fruto da última deslocação d
-
Memórias do CárcereObra de memórias em dois volumes, escrita durante o tempo em que Camilo Castelo Branco esteve preso
-
Carlos Guimarães PintoCarlos Guimarães Pinto é um economista, professor universitário e político português, nascido a 30 d
Partilhar
Como referenciar 
Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$consideracoes-sobre-a-filosofia-da-historia [visualizado em 2026-06-26 16:40:39].