correção de cor
Regra geral, ao digitalizar uma imagem através de um scanner, é necessário garantirmos que as cores que visualizamos no monitor, ou que serão impressas, correspondem exatamente ao original. Para tal, recorre-se à funcionalidade de correção de cor (geralmente, ajustando os valores dos três diferentes canais de cor - RGB - e/ou os valores da tonalidade e saturação de cor), num programa de edição de imagem.
As câmaras digitais ou de vídeo também possuem um modo de correção de cor que corresponde ao ajuste do balanceamento de brancos.
As câmaras digitais ou de vídeo também possuem um modo de correção de cor que corresponde ao ajuste do balanceamento de brancos.
Partilhar
Como referenciar
correção de cor na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$correcao-de-cor [visualizado em 2026-06-22 11:14:59].
Outros artigos
-
RGBNorma de transmissão em video com cores, tendo como base as cores primárias vermelha, verde e azul.
-
codecAcrónimo de compressor/decompressor, é um tipo de software que permite comprimir áudio e vídeo digit
-
comunicação com intercâmbio/sem intercâmbioNa comunicação com intercâmbio, os papéis do emissor e do recetor alternam-se com frequência. Normal
-
GCR (gray component replacement)A substituição do componente cinza é um processo de impressão utilizado para grandes quantidades de
-
código MorseRéplica do alfabeto baseada em pontos e traços, inventada por Samuel Morse. Morse estudou Física e Q
-
comércio eletrónicoNome dado à prática do comércio de bens ou serviços recorrendo a sistemas de telecomunicações e tecn
-
Código de Honra do JornalistaDocumento aprovado no Congresso de Jornalistas Profissionais de Munique, em 1971, e que estabelece u
-
compressão (fotografia)Processo utilizado para comprimir ou compactar dados digitais, como imagens ou texto. Quando se pret
-
indexed colorImagens que contêm várias cores ou níveis de cinzento e um painel (mapa de cor) que especifica a cor
-
cores LAB (Lab color)Modelo de cor desenvolvido pelo CIE (Centre Internationale d´Eclairage), baseado num canal de lumino
Partilhar
Como referenciar 
correção de cor na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$correcao-de-cor [visualizado em 2026-06-22 11:14:59].