As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

corrente elétrica
favoritos

A corrente elétrica consiste no deslocamento de cargas elétricas, sob a forma de eletrões (carregados negativamente), através dos metais e no vácuo, ou de iões nos fluidos e nos gases.
A grandeza de uma corrente elétrica é indicada pela sua intensidade medida em amperes.

Num circuito elétrico, como os existentes nas casas, a corrente elétrica serve para transportar energia elétrica que será convertida noutras formas, como energia luminosa, calor ou movimento (energia cinética).

Gráfico representativo da corrente elétrica doméstica, alterna sinusoidal
A corrente pode ser contínua ou alternada. Uma corrente contínua é aquela cujo sentido permanece invariável. É gerada quimicamente por processos galvânicos ou fornecida por acumuladores.
Uma corrente alternada é aquela cuja intensidade e direção ou sentido variam com uma periodicidade determinada. O fluxo de corrente alternada que atravessa um retificador sem que tenha sofrido a respetiva retificação designa-se por corrente de fugas e quando não circula pelo condutor, mas é derivada para a terra, constitui a corrente de terra. A corrente monofásica alternada é produzida por uma só força eletromotriz, ao contrário da corrente polifásica alternada que é originada por um conjunto de forças eletromotrizes (a mais utilizada é a corrente trifásica).

A corrente de alta tensão é a que é utilizada no transporte de energia elétrica e cuja tensão é superior a 1000 V, ao contrário da baixa tensão, geralmente de 220 a 380 V para usos domésticos e de 500 V para usos industriais.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – corrente elétrica na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-15 04:17:36]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron