Cortes de Guimarães
Realizaram-se Cortes em Guimarães em 1250, 1256, 1261, 1288, 1308 e 1401.
As Cortes de 1250 contaram já com representantes dos concelhos.
Assistiu-se a um confronto entre os poderes do rei (D. Afonso III) e os privilégios do clero. Em 1288, foi deliberado realizar-se inquirições gerais, ordenadas pelo monarca (D. Dinis) nesse mesmo ano. As restantes Cortes vimaranenses não se encontram cabalmente documentadas ou não apresentam especial interesse.
Partilhar
Como referenciar
Cortes de Guimarães na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cortes-de-guimaraes [visualizado em 2026-08-01 23:09:57].
Outros artigos
-
FeitoriasCom uma estrutura de certa forma corporativa, a feitoria assentava na defesa dos interesses comuns d
-
Índice ExpurgatórioLista de obras proibidas pela Igreja Católica, que assim visava a salvaguarda da ortodoxia da fé. A
-
Surto Industrial em PortugalNa década de 50 o governo colocou em prática o I Plano de Fomento (realizado entre 1953 e 1958), uma
-
Estado NovoRegime político instituído sob a direção de António de Oliveira Salazar, e que vigorou em Portugal s
-
EstrangeiradosÉ a designação de um grupo de portugueses dos séculos XVIII-XIX que achou que Portugal não estava cu
-
escudo (heráldica)Espaço delimitado de um escudo de armas, onde se ordenam os elementos simbólicos heráldicos. Os escu
-
Leis ExtravagantesAs Leis Extravagantes são um conjunto de leis relativas a matérias que já foram alvo de uma compilaç
-
feiraA feira é uma instituição de comércio, que consiste em três vetores essenciais: a sua localização em
-
Fazenda PúblicaO conceito de Fazenda Pública aplica-se, de uma maneira geral, às receitas e despesas do Estado cent
-
Iluminismo em PortugalO termo Iluminismo nasce ao mesmo tempo que o termo Luzes. Viria a designar o nível civilizacional a
Partilhar
Como referenciar 
Cortes de Guimarães na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cortes-de-guimaraes [visualizado em 2026-08-01 23:09:57].