Cortes de Júpiter
Auto de Gil Vicente, de 1521, representado ao rei D. Manuel aquando da partida da infanta D. Beatriz, duquesa de Saboia, que se iria junta ao seu novo marido.
Personagens: Providência, Júpiter, Quatro Ventos, Mar, Sol, Lua, Vénus, Marte e uma Moura Encantada.
Argumento: Esta comédia, que conjuga canções e dança com diálogos, desenvolve o tema da viagem de D. Beatriz. Após o discurso da Providência, Júpiter, rei dos elementos, convoca as cortes e concerta planetas e signos para favorecerem a viagem. Já reunidos, os deuses decidem proteger a frota que conduzirá D. Beatriz ao seu novo país.
Os habitantes de Lisboa e os membros da corte transformam-se em peixes que escoltam os navios até ao alto mar. Marte exalta a Fé de Portugal aquando da entrada da frota no Mediterrâneo, parcialmente dominado pelos mouros.
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
SaboiaAntiga região do Sudeste da França, povoada pelos Celtas. Foi conquistada pelo Império Romano, cerca...
-
Gil VicenteNão há dados exatos quanto à data e local do nascimento de Gil Vicente. Contudo, e de acordo com Jac...
-
Auto da Natural InvençãoRepresentado na corte de D. João III com grande animação, o Auto da Natural Invenção, de António Rib
-
Auto da Barca do InfernoRepresentado na câmara da rainha D. Maria, que se encontrava doente, em 1517. Personagens: Anjo (arr
-
Auto da FeiraRepresentado ao rei D. João III, na cidade de Lisboa, no Natal de 1526. Personagens: Mercúrio, Tempo
-
Auto de S. MartinhoEscrito em 1504, foi representado à rainha D. Leonor nas Caldas da Rainha, no dia da procissão do Co
-
Auto da FestaEste auto de Gil Vicente tem a particularidade de não se encontrar em nenhuma das compilações. Foi d
-
Auto dos Reis MagosEste auto de Gil Vicente foi escrito a pedido da rainha D. Leonor para o Dia dos Reis. Personagens: