Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Costa do Malabar
favoritos

Palavra árabe proveniente da junção de mala ("montanha") e barr ou bâr (respetivamente "continente" ou "país"), aparecendo já nos escritos de al-Bîrunî (sécs. X/XI) e de Idrîsî (séc. XII). O Malabar (a que os indianos chamavam de "Kerala") estava voltado a Ocidente, para o Oceano Índico, e compreendia nesta altura o Querala, falando-se nele o malâyâlam (que os portugueses designavam igualmente de "malabar").

O "Maabar", por sua vez, correspondia ao Coromandel. Distinguia-se aquela zona do resto da Índia por já lá se terem estabelecido cristãos e judeus havia muitas centenas de anos, não sendo portanto a chegada portuguesa com a missão de cristianizar uma novidade.

A extensão de território que compreendia o Malabar foi variando ao longo dos tempos, tendo designado a costa situada a Sul de Cananor nos séculos XVI e XVII e estendendo-se no século seguinte desde o golfo de Cambaia ao cabo Comorim. Por sua vez, quando este território caiu sob administração inglesa, passou o Malabar a constar da zona de Cananor a Ponane.

Foi em 1498 que Vasco da Gama chegou ao Malabar, tendo acontecido os célebres mal entendidos em que os portugueses pensaram serem os templos hindus lá existentes dedicados à Virgem Maria e aos santos.

A verdade é que imperava o Islão, sendo os cristãos minoritários, e as transações comerciais não foram tão fáceis como o rei D. Manuel I previa por esta mesma razão. A custo se conseguiu comerciar de uma forma mais ou menos fiável com os reinos do Malabar, nomeadamente os de Coulão, Cananor e Cochim, sendo necessário impor a presença e direito português ao negócio das especiarias através da guerra. Contudo, a partir de 1509 a costa do Malabar deixa de ter tanto interesse para o reino luso, uma vez que Afonso de Albuquerque optou por se aliar ao samorim de

Calecute e passou a dominar Malaca, considerada em termos de canalização de especiarias e outros produtos do Extremo Oriente e da Insulíndia mais vantajosa.

O Malabar transitou para mãos neerlandesas na segunda metade do século XVII, passando a imperar comercialmente a VOC ou Companhia Holandesa das Índia Orientais.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Costa do Malabar na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$costa-do-malabar [visualizado em 2025-07-10 21:39:39].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix