Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

2 min

Courtney Love
favoritos

Atriz e cantora norte-americana, Love Michelle Harrison de seu verdadeiro nome, nasceu a 9 de julho de 1964 em São Francisco.
Filha de uma psicóloga e de um fanático do grupo Grateful Dead, passou a sua infância em comunidades de hippies em diversos países europeus.
Aos 16 anos, fugiu para ir trabalhar num bar de strip-tease como dançarina. Tocou como guitarrista em grupos musicais femininos, fazendo covers de músicas de grupos como Babes in Toyland. Tornou-se amiga do realizador Alex Cox, que a convidou para desempenhar um pequeno papel no filme Sid and Nancy (1986), uma biografia sobre a paixão entre Sid Vicious (Gary Oldman), líder dos Sex Pistols, e Nancy Spungen (Chloe Webb).
Seguiu-se o filme Straight to Hell (1987), um western spaghetti onde desempenhou um papel de maior importância. Apesar da presença de nomes consagrados como Dennis Hopper, Grace Jones, Elvis Costello e do grupo The Pogues, o filme foi muito mal recebido pela crítica e pelo público. Após mais uma frustrante aparição como figurante no filme Tapeheads (1989), dedicou-se à sua carreira musical.

Em 1990, foi a fundadora e vocalista do grupo Hole que patenteava uma sonoridade notoriamente punk. Em fevereiro de 1992, casou-se com Kurt Cobain, líder dos Nirvana. A sua relação tornou-se extremamente mediática e após o suicídio de Cobain, em 5 de abril de 1994, Love foi vítima de uma campanha de difamação por parte de alguns jornais que a acusaram de homicídio involuntário e de adultério. Toda esta publicidade ajudou ao sucesso do segundo álbum dos Hole, Live Through This, que vendeu milhões de cópias um pouco por todo o Mundo. Tentou em seguida um segundo fôlego cinematográfico em filmes como Basquiat (1996) e Feeling Minnesota (1996), mas foi durante um casting que impressionou o realizador Milos Forman, que a convidou para protagonizar, ao lado de Woody Harrelson, o filme The People Versus Larry Flynt (Larry Flynt, 1996).

Nomeada para o Globo de Ouro para Melhor Atriz em Filme Dramático, Love surpreendeu o público e a crítica pelo seu desempenho de Althea Leasure, a esposa pouco convencional e seropositiva de Flynt, o criador da revista Hustler e ativista da liberdade de expressão. Durante os três anos seguintes, dedicou-se exclusivamente à sua banda, mas manteve presença constante nos tabloides de escândalos. Em 1998, iniciou uma relação amorosa com o ator Edward Norton e foi processada por uma fotógrafa por alegadamente a ter agredido num desfile de moda. Foi Forman quem lhe deu nova oportunidade cinematográfica em Man on the Moon (Homem na Lua, 1999), no papel de Lynne Margulies, namorada do pouco ortodoxo comediante Andy Kaufman. Em maio de 2002, anunciou a extinção dos Hole, mas continuou a manter um regular percurso cinematográfico com o seu trabalho no thriller Trapped (Encurralada, 2002).

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Courtney Love na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-11 18:48:21]. Disponível em
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Courtney Love na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-11 18:48:21]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez