Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Cracóvia
favoritos

Cidade da Polónia. Situada nas margens do rio Vístula, possui 755,050 habitantes (2024). 
Cracóvia foi a capital da Polónia do século XIV ao século XVI e a sua universidade é a mais antiga do país, pois data de 1364. Aqui estudou, entre 1491 e 1494, o famoso astrónomo polaco Nicolau Copérnico (1473-1543), cujas teorias formam a base da astronomia moderna.
Todos os anos, em junho, realizam-se o Festival Internacional da Curta-Metragem e o do Filme Polaco, conjuntamente com uma feira de arte popular e uma exposição internacional de artes gráficas.
É um grande centro de produção industrial.
Na parte velha da cidade, na praça central, destacam-se a torre da Câmara Municipal (séc. XIV), a Igreja da Virgem Maria e a Casa dos Panos (séc. XVI). A Catedral (sécs. XIII-XIV), o Castelo Real de Wawel, o Museu de Arqueologia, o Museu de História Natural, o Museu Nacional, o Museu de História de Cracóvia e o Museu de Etnografia são também referências históricas e culturais da cidade. O centro histórico foi classificado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1978.

Castelo Real de Wawel em Cracóvia
Praça central do Castelo Real de Wawel em Cracóvia
Porta da Biblioteca da Universidade de Cracóvia
Cracóvia nas margens do rio Vístula
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Cracóvia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$cracovia [visualizado em 2025-07-10 04:52:57].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix