Crónica do Condestabre
Crónica composta por autor anónimo após a morte do Condestável de D. João I, Nuno Álvares Pereira, em 1431.
A versão mais antiga atualmente conservada é a de uma impressão realizada em Lisboa, em 1526. Este registo biográfico ocupa um lugar excecional na historiografia portuguesa, enquanto composição de uma das primeiras crónicas particulares senhoriais, oferecendo uma imagem do Condestável como modelo edificante de herói cavaleiresco.
A narração, quase testemunhal, dá voz às ações e à trama histórica, reduzindo ao mínimo o comentário do alcance político da narração e a evocação de elementos da vida privada do biografado, concentrando-se no panegírico de um herói que se distinguiu pela atividade militar.
Esta crónica servirá de fonte principal a Fernão Lopes para a redação da Crónica de D. Fernando e da Crónica de D. João I.
-
Fernão LopesSão escassos os dados biográficos conhecidos sobre Fernão Lopes. Os testemunhos documentais de que d...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
Maria João TomásProfessora universitária, especialista em geopolítica e geoeconomia, formou-se em História do Médio
-
ÍntimasVolume de poesias dedicado "às mães", contendo algumas das composições já publicadas em Indianas e P
-
Voz InicialVoz Inicial inaugura uma nova fase na poesia de António Ramos Rosa, na passagem de uma escrita que,
-
Terra IngrataColetânea de contos, de João de Araújo Correia, inspirados quer na memória pessoal, quer na memória
-
Rosa, Minha Irmã RosaRomance de Alice Vieira, publicado em 1979, é uma obra de literatura infanto-juvenil. Corresponde ao
-
Lira InsubmissaColetânea que reúne poesias compostas entre 1874 e 1883, publicadas sob o nome de Abel Acácio. No "P
-
Maria IsaacEscritora portuguesa, oriunda das Terras de Antuã no Norte de Portugal, Maria Isaac destaca-se pela
-
InspiraçõesVolume de poesias líricas, de Camilo Castelo Branco, apresentado, no poema-dedicatória "O teu livro"