A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura< 1 min

Crónica do Mouro Rasis
favoritos

A Crónica do Mouro Rasis corresponde à tradução portuguesa dos textos Geografia e História de Al-Andalus do historiador cordovês Almad al-Rãz, realizada nos fins do século XIII ou início do século XIV, pelo clérigo Gil Peres, por ordem de D. Dinis.

Esta tradução romanceada do texto de al-Rãz continha uma descrição geográfica da Espanha, a história pré-islâmica da península no período de ocupação romana e visigoda e dos primeiros tempos da conquista muçulmana. A crónica, atualmente perdida, traduzida para castelhano ainda no século XV, é apenas acessível em alguns trechos da Crónica Geral de Espanha de 1344 e da Crónica de Portugal de 1416.

 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Crónica do Mouro Rasis na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cronica-do-mouro-rasis [visualizado em 2026-06-04 07:24:37].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre