Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Crotalídeos
favoritos

Família de répteis, da ordem dos ofídios ou escamosos, constituída por cerca de cinquenta espécies que se distribuem pela Ásia e América.
Os répteis desta família são conhecidos no continente americano por "cobras-cascavel" ou "cobras-campainhas" devido ao som produzido pela cauda quando vibra.
Quando os crotalos americanos mudam, subsiste um anel de camada epidérmica, que acaba por rodear a extremidade da cauda. Ao fim de mudas sucessivas, novos anéis se juntam e formam um órgão sonoro.
Se o crotalo é inquietado agita a sua cauda rapidamente emitindo silvos. No Brasil este conjunto de anéis é designado guizo. O veneno dos crotálos é ativo. Algumas espécies são terrestres, outras arborícolas e algumas aquáticas. Os crotálos podem atingir o comprimento de dois metros e meio. Os Crotalídeos do género Agkistrodon espalhados pela Ásia não possuem guizo.
São ovivíparos e alimentam-se de vertebrados. Enquanto novos alimentam-se principalmente de lagartos, rãs e sapos. Os adultos alimentam-se principalmente de roedores, coelhos e esquilos terricolas.
Nota: Há autores que incluem as espécies de Crotalídeos na família dos Viperídeos.

Cascavel norte-americana
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Crotalídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-11 11:11:23]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez