Cultura de Badari
A designada "cultura de Badari" é tida como uma das primeiras manifestações da cultura egípcia na época Pré-dinástica (c. 4500-3000 a. C.), nomeadamente no Alto Egito, onde se situa a localidade que lhe dá o nome. Naquela região, a sul de Asyut, e noutras localidades circundantes acham-se vários cemitérios pré-dinásticos, como em Mostagedda, Deir Tasa ou Hammamia. O período de Badari, propriamente dito, é datável entre cerca de 4500-4000 a. C., embora possa remontar até algumas centenas de anos atrás, segundo alguns especialistas, como Guy Brunton e Gertrude Caton-Thompson, os seus grandes estudiosos entre 1922 e 1931. Muitos dos complexos funerários possuíam espólios cerâmicos, nomeadamente vasos de argila decorados e polidos, além de estatuetas antropomórficas (formas humanas) em marfim ou terracota, o que demonstra uma cultura complexa e com preocupações e desenvolvimentos artísticos consideráveis. Placas de ardósia, vasos em pedra ou ferramentas várias, são outros artefactos que tornaram as necrópoles de el-Badari como um dos berços da ulterior civilização nilótica, com indústrias líticas (com base na pedra, do grego litos, "pedra"), técnicas escultóricas e cerâmicas avançadas e uma complexização social muito curiosa. A diversidade de ritos funerários e todas estas atividades culturais e económicas atestam essa ideia de sociedade complexa e estruturada. De referir, no que toca à diversidade de ritos funerários, que, além das estruturas de enterramento serem diferenciadas (retangulares, fossas ovais, etc.), também as posições e orientação dos corpos não são sempre as mesmas, o mesmo se dizendo face às inumações, ora individuais, ora múltiplas, com almofadas ou esteiras, ou sem elas, sendo as mesmas ou em couro ou em madeira, etc., a revelar uma sociedade complexa, portanto.
Partilhar
Como referenciar
Cultura de Badari na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cultura-de-badari [visualizado em 2026-06-24 07:17:17].
Outros artigos
-
HúmusConsiderada a obra-prima de Raul Brandão, foi publicada em 1917. Trata-se de um romance-monólogo, ce
-
Os HumildesNarrativa de carácter naturalista, de Fidelino de Figueiredo, descreve as condições de vida miseráve
-
Já Não Há Salomão"Já não há Salomão, já o filho de Betsabé não julga nem decide... Sobre os êxtases e as maravilhas d
-
Hilda HilstPoetisa, dramaturga e ficcionista brasileira nascida a 21 de abril de 1930, em Jaú, no Estado de São
-
Helena SerraDocente e investigadora na área da educação especial, Helena Serra é também professora coordenadora
-
In Illo TemporeObra de memórias onde Trindade Coelho evoca cenas da vida académica e o ambiente da cidade de Coimbr
-
História sem RetratoAs novelas reunidas em História sem Retrato adotam o ponto de vista interior de um anti-herói que ap
-
Lewis HamiltonPiloto britânico de Fórmula 1, Lewis Carl Hamilton, nascido a 7 de janeiro de 1985, em Stevenage, na
-
Telas HistóricasVolume de poesias dividido em duas partes, "O grande marquês" e "A lenda do jesuitismo", publicado p
-
Um GritoPoema de forte intenção nacionalista, da autoria de Luís Osório, surgido no ano do Ultimato inglês,
Partilhar
Como referenciar 
Cultura de Badari na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cultura-de-badari [visualizado em 2026-06-24 07:17:17].