custo de oportunidade
Na medida em que na realidade económica normal a dotação dos recursos (nomeadamente tempo e rendimento) é limitada, a sua aplicação implica a realização de escolhas entre várias opções alternativas. Por exemplo, uma ida ao teatro implica que, pelo menos simultaneamente, não possamos ir ao cinema, seja por via de uma restrição temporal ou monetária.
Um outro exemplo pode ser o de um agente que dispõe de um rendimento de 1000 unidades monetárias. Com esse rendimento ele tem, por exemplo, a possibilidade de realizar uma viagem ou adquirir um automóvel, mas nunca as duas coisas. Neste caso, se fizer a viagem, o automóvel representará o seu custo de oportunidade. Se, em alternativa, adquirir o automóvel, será a viagem a representar o mesmo custo de oportunidade.
Ou seja, o agente económico é obrigado a prescindir de uma alternativa, tendo como custo a oportunidade de a realizar. Assim, a alternativa de que se abdicou representa o custo de oportunidade.
O conceito de custo de oportunidade tem aplicação concreta em imensas situações da realidade económica e não apenas ao nível dos agentes individuais. Com efeito, as decisões do Estado implicam muitas vezes a incorrência em custos de oportunidade relevantes que devem naturalmente ser tidos em conta sempre que justificável. Ao nível da sociedade como um todo acontece ainda em vários casos que os custos de oportunidade associados a determinadas decisões do Estado são de difícil mensuração e, como tal, passíveis de introduzir um elemento subjetivo importante. Um exemplo deste facto é o impacto ambiental de uma determinada decisão. Como avaliar, por exemplo, o custo de oportunidade associado à construção de uma determinada infraestrutura (uma estrada, por exemplo) numa reserva ecológica? Embora não haja dúvidas acerca da existência de consequências (diminuição de espaços verdes, eventual desaparecimento de espécies de fauna ou flora, etc.), torna-se de facto complicado avaliar esses custos e por consequência avaliar o mérito de uma decisão desse tipo.
Em termos teóricos, o conceito de custo de oportunidade pode ser ilustrado pelo recurso à figura da fronteira de possibilidades de produção, que traduz as combinações de dois bens ou serviços alternativos que maximizam a eficiência produtiva de uma determinada entidade económica.
-
EstadoDo ponto de vista filosófico, a noção de Estado consiste na existência de um conjunto de instituiçõe...
-
retalhistaA distribuição dos produtos é uma das variáveis do marketing-mix das organizações, e todas as decisõ
-
taylorismoPode traduzir-se taylorismo como um sistema de organização do trabalho baseado na divisão de tarefas
-
ringgitO ringgit é a moeda oficial da Malásia e tem por símbolo RM e por código MYR. É divisível em 100 sen
-
yuan renmimbiO yuan renmimbi é a moeda oficial da China e tem por símbolo ¥ e por código CNY. É divisível 100 fen
-
segurança socialA ideia da criação de sistemas de segurança social ganhou popularidade e foi impulsionada ainda no d
-
sisaA sisa é um imposto que existe em Portugal, pelo menos, desde o século XIV, e que na altura constava
-
stockConjunto de elementos (normalmente bens físicos) na posse de um agente económico num determinado mom
-
royaltiesNo decurso da sua atividade, vários agentes económicos têm necessidade de recorrer a ativos de vário
-
subdesenvolvimentoTal como "em vias de desenvolvimento", este termo não passa de um eufemismo utilizado pelos membros