D. Afonso Sanches
Filho bastardo de D. Dinis e de Aldonsa Rodrigues Telha, nasceu cerca de 1288 e faleceu por volta de 1329. A ele se deve a fundação do Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde. Serviu o seu pai como mordomo-mor, o que causou grande revolta ao herdeiro legítimo, D. Afonso (o futuro D. Afonso IV).
Com a coroação deste, Afonso Sanches viu os seus bens confiscados e foi exilado. Invadiu depois Portugal, a partir de Castela, desencadeando uma guerra civil que só foi sanada com os apelos da Rainha Santa Isabel.
Partilhar
Como referenciar
D. Afonso Sanches na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$d.-afonso-sanches [visualizado em 2026-06-14 15:14:03].
Outros artigos
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
Vila do CondeAspetos Geográficos O concelho de Vila do Conde, do distrito do Porto, está integrado na Região Nort...
-
Ginestal MachadoPolítico, jurista e professor português, António Ginestal Machado nasceu em 1874, em Almeida, vindo
-
Jardim GonçalvesFormado em engenharia civil, Jorge Jardim Gonçalves nasceu em 1936, na ilha da Madeira. Cumpriu o se
-
Fuas RoupinhoCavaleiro ao serviço de D. Afonso Henriques que teve um papel fundamental na tomada de Lisboa aos Mo
-
Magalhães GodinhoHistoriador português, nascido em 1918, doutorou-se na Sorbonne, diplomando-se em Ciências Económica
-
Manuel Teixeira GomesCronista, dramaturgo, crítico de arte, ficcionista e político português, nasceu a 27 de maio de 1860
-
João Gonçalves ZarcoJoão Gonçalves Zarco foi um navegador português dos séculos XIV e XV. Foi o descobridor da ilha de P
-
Henrique GalvãoMilitar português, nascido em 1895 e falecido em 1970, de nome completo Henrique Carlos Malta Galvão
-
Vasco GonçalvesMilitar e político português, nascido em 1921e falecido a 11 de junho de 2005, afirmou-se como defen
Partilhar
Como referenciar 
D. Afonso Sanches na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$d.-afonso-sanches [visualizado em 2026-06-14 15:14:03].