A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura1 min

D. António Caetano de Sousa
favoritos

Elemento da Ordem de São Caetano, nasceu em 1674, em Lisboa, e morreu em 1759, na mesma cidade, foi um dos fundadores da Academia Real da História e deu continuação, entre outros trabalhos, ao Hagiológio Lusitanos dos Santos e Varões ilustres (...) do reino de Portugal (1744), de Jorge Cardoso.

O gosto pelo trabalho arquivístico e pelo estudo livresco valeram-lhe uma pensão anual da parte de D. João V e mais tarde, com a História Genealógica, obteve o cargo de deputado da Junta da Bula da Cruzada e o foro de fidalgo para o seu sobrinho. A sua escrita é clara, sentenciosa e pouco elegante. Na obra acima referida excedeu o assunto anunciado no título e chegou a traçar uma história geral do reino. Incluiu neste livro reproduções de selos, medalhas, moedas e ainda textos literários. Embora tenha algum interesse histórico, a obra não passa, na opinião de Joel Serrão, de um "panteão geral da aristocracia portuguesa".

António Caetano de Sousa, autor de "História Genealógica da Casa Real Portuguesa", 1735-48
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
D. António Caetano de Sousa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$d.-antonio-caetano-de-sousa [visualizado em 2026-06-04 11:58:36].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre