Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

D. Augusto de Leuchtenberg
favoritos

Príncipe de Leuchtenberg (1810/12/09-1835/03/28) nascido em Munique, D. Augusto Carlos Eugénio Napoleão era filho do general Eugénio de Beauharnais, duque de Leuchtenberg e de D. Augusta Amélia, princesa real da Baviera, e irmão de D. Maria Amélia, a segunda esposa de D. Pedro IV. Foi o primeiro marido da Rainha D. Maria II de Portugal. A cerimónia de casamento, por procuração, foi celebrada no dia 1 de dezembro de 1834, e o noivo, na ocasião, foi representado pelo duque da Terceira.

Augusto de Leuchtenberg chegou à cidade de Lisboa a 25 de janeiro de 1835 e em fevereiro do mesmo ano assumiu o posto de comandante-em-chefe do exército, um lugar deixado vago desde o falecimento de D. Pedro IV, seu sogro e seu cunhado. Foi eleito par do reino português após a assinatura do consórcio, e chegou inclusivamente a pronunciar um discurso de alguma importância na Câmara, publicado nos registos do Diário de Governo.

Pouco tempo depois do seu casamento se ter celebrado, morreu em Lisboa, vítima de angina maligna, sem deixar descendência.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
D. Augusto de Leuchtenberg na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$d.-augusto-de-leuchtenberg [visualizado em 2025-06-15 06:53:02].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac