D. Beatriz de Portugal
Nascida em 1373, D. Beatriz foi a primeira filha de D. Fernando e de D. Leonor Teles. Era assim, por nascimento, a legítima herdeira do trono português.
Por várias vezes foi negociado o seu casamento, nomeadamente com o infante D. Fernando, filho segundo de D. João I, rei de Castela. No entanto, D. João I enviuvou e acabou por desposar ele próprio D. Beatriz, em 1383. Ainda nesse ano, D. Fernando faleceu e D. Leonor Teles assumiu a regência, proclamando D. Beatriz rainha de Portugal.
Esta situação não foi aceite pelo povo, que via a independência de Portugal a ser posta em causa. Em dezembro do mesmo ano, o mestre de Avis foi proclamado Regedor e Defensor do Reino, após revolta em Lisboa. Ainda durante esse mês, o rei de Castela, acompanhado de D. Beatriz, invadiu Portugal, juntando-se a D. Leonor Teles em Santarém. Entretanto, D. Beatriz foi atingida pela peste, o que obrigou os invasores a regressar a Castela.
Em Portugal, o mestre de Avis foi proclamado rei (com o título de D. João I), o que não agradou aos reis de Castela. Em 1385 travou-se a célebre Batalha de Aljubarrota, onde os castelhanos foram vencidos, resolvendo-se, deste modo, a crise.
Após a morte de seu marido em 1390, D. Beatriz tentou ainda fazer valer os seus direitos em Portugal, mas não o conseguiu. Não há certeza sobre a data da sua morte, mas acredita-se ter acontecido entre 1412 e 1420.
-
Batalha de AljubarrotaEsta batalha travou-se no dia 14 de agosto de 1385, entre portugueses e castelhanos, e está inserida...
-
D. João IMonarca português, filho bastardo de D. Pedro I e de Teresa Lourenço, dama galega, nasceu em 1357, e...
-
D. FernandoMonarca português, também designado por D. Fernando I e cognominado "o Formoso", foi o nono rei de P...
-
João de LucenaEscritor português, nascido entre 1549 e 1550, em Trancoso, e falecido em 1600, em Lisboa. Oriundo d
-
Garcia de ResendeEscritor português, nasceu em Évora por volta de 1470, de uma família nobre, a que pertencem dois hu
-
Gustavo Gonçalves de SousaArquiteto e decorador oitocentista que exerceu atividade na cidade do Porto. As suas obras mais conh
-
Pedro Nunes de TinocoArquiteto régio do tempo da dominação filipina em Portugal. Esteve em atividade de 1604 - data da su
-
Vicente de FreitasMilitar e político português, José Vicente de Freitas nasceu a 22 de janeiro de 1869, na ilha da Mad
-
Rui de SousaFilho de Martim Afonso de Sousa e marido de D. Isabel de Siqueira (primeiro casamento, com quem teve
-
João Garcia de GuilladeTrovador português do século XIII, natural talvez de Guillade, Barcelos, frequentou a corte de Afons