D. João de Mascarenhas (1778-1806)
D. João José Luís Mascarenhas Barreto foi o 7.º conde da Torre e o 6.º marquês de Fronteira. Era filho de D. José Luís Mascarenhas e de D. Mariana Josefa Vasconcelos e Sousa, tendo uma irmã.
Nasceu a 13 de janeiro de 1778, tendo casado a 10 de novembro de 1799 com D. Leonor Benedita de Oyenhausen e Almeida, filha de D. Leonor de Almeida Portugal, 4.ª marquesa de Alorna, e do ministro de Portugal na corte vienense, inspetor da Infantaria e tenente-geral do exército, o conde de Oyenhausen Gravendburg. À altura do casamento tinha D. Leonor vinte e três anos, nascendo desta união D. José Trazimundo Mascarenhas Barreto (nascido em 1802), 7.º marquês de Fronteira, D. Carlos Mascarenhas e D. Leonor Juliana, 4.ª condessa de Alva.
D. João de Mascarenhas foi capitão de Cavalaria e vedor da princesa D. Maria Francisca Benedita, tendo a 25 de fevereiro de 1799 sucedido a seu pai nos cargos que este ocupava: senhor do Conselho de D. Maria I, das alcaidarias-mores, senhorios e comendas da Casa de sua família. Faleceu a 24 de março de 1806, no palácio que a família possuía em Benfica, sobrevivendo-lhe a sua mulher até 1850.
-
D. LeonorFilha do rei D. Duarte e de D. Leonor de Aragão, nasceu a 18 de setembro de 1434, em Torres Novas. E...
-
D. CarlosMonarca português, filho de D. Luís e de D. Maria Pia de Saboia, nasceu em Lisboa a 28 de setembro d...
-
AlmeidaAspetos Geográficos O concelho de Almeida, do distrito da Guarda, localiza-se na Região do Centro (N...
-
Agostinho NetoPolítico, médico e poeta, António Agostinho Neto, nasceu a 17 de setembro de 1922, em Kaxikane, e mo
-
D. Afonso VIFilho de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, nasceu a 21 de agosto de 1643. Por morte prematura de D
-
D. Afonso SanchesFilho bastardo de D. Dinis e de Aldonsa Rodrigues Telha, nasceu cerca de 1288 e faleceu por volta de
-
D. Afonso IITerceiro rei de Portugal (1211-1223), filho de D. Sancho I e da rainha D. Dulce, nasceu em Coimbra e
-
Infante D. AfonsoNobre português, nascido em 1263 e falecido em 1312, era filho bastardo de D. Afonso III. Contestou
-
D. Afonso IVCognominado "o Bravo", foi o sétimo rei de Portugal, reinando de 1325 a 1357. Filho de D. Dinis e de
-
D. Afonso HenriquesCognominado "o Conquistador", foi o primeiro rei de Portugal, governando de 1128 a 1185. Filho de D.