D. Patrocínio das Neves
Personagem de A Relíquia (1887) de Eça de Queirós, é uma das realizações mais bem conseguidas do tipo da beata fanática, tão recorrente na ficção queirosiana.
"Muito alta, muito seca, vestida de preto", sempre com "um lenço roxo amarrado no queixo" e "dois óculos defumados", dona de um temperamento feroz, implacável com tudo o que lhe pareçam "relaxações", é também extremamente rica, o que explica a adulação hipócrita do sobrinho Teodorico.
Partilhar
Como referenciar
D. Patrocínio das Neves na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$d.-patrocinio-das-neves [visualizado em 2026-06-20 15:12:08].
Outros artigos
-
TeodoricoAntipapa italiano, cardeal bispo de Albano, foi eleito e consagrado sumo pontífice de Roma pelos clé...
-
Eça de QueirósEscritor português, José Maria Eça de Queirós nasceu a 25 de novembro de 1845, na Póvoa de Varzim, f...
-
A RelíquiaRomance de Eça de Queirós, saído em folhetins na Gazeta de Notícias, publicado em 1887, no Porto. A ...
-
Afonso da MaiaPersonagem da obra Os Maias, de Eça de Queiros, o avô de Carlos da Maia, é descrito como "um pouco b
-
Afonso IVÉ no ato II da tragédia Castro que o rei D. Afonso discute com os conselheiros sobre a necessidade d
-
AladinoHerói de um célebre conto árabe constante de As Mil e Uma Noites. Aladino é um jovem astuto que desc
-
Conselheiro AcácioDestinado a representar no romance O Primo Basílio, segundo o próprio autor, "o formalismo oficial",
-
Amadis de GaulaProtagonista do romance de cavalaria peninsular (discute-se se o original é português ou castelhano)
-
AdrianoProtagonista de Cerromaior, é através do tratamento desta personagem que o narrador perspetiva as tr
-
Alberto SoaresAlberto Soares é o protagonista de Aparição, obra que, sob a influência de correntes existencialista
Partilhar
Como referenciar 
D. Patrocínio das Neves na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$d.-patrocinio-das-neves [visualizado em 2026-06-20 15:12:08].