D. Patrocínio das Neves
Personagem de A Relíquia (1887) de Eça de Queirós, é uma das realizações mais bem conseguidas do tipo da beata fanática, tão recorrente na ficção queirosiana.
"Muito alta, muito seca, vestida de preto", sempre com "um lenço roxo amarrado no queixo" e "dois óculos defumados", dona de um temperamento feroz, implacável com tudo o que lhe pareçam "relaxações", é também extremamente rica, o que explica a adulação hipócrita do sobrinho Teodorico.
Partilhar
Como referenciar
D. Patrocínio das Neves na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$d.-patrocinio-das-neves [visualizado em 2026-06-15 23:22:58].
Outros artigos
-
TeodoricoAntipapa italiano, cardeal bispo de Albano, foi eleito e consagrado sumo pontífice de Roma pelos clé...
-
Eça de QueirósEscritor português, José Maria Eça de Queirós nasceu a 25 de novembro de 1845, na Póvoa de Varzim, f...
-
A RelíquiaRomance de Eça de Queirós, saído em folhetins na Gazeta de Notícias, publicado em 1887, no Porto. A ...
-
PedroPersonagem da obra A Estrela de Vergílio Ferreira. Pedro protagonizou uma história que o distinguiu
-
RosePersonagem da obra O Mundo em que Vivi (1949) de Ilse Losa. A evocação autobiográfica de Rose remont
-
SteinbrokenPersonagem do romance Os Maias, de Eça de Queirós, Steinbroken é apresentado como um conde, diplomat
-
Teodorico RaposoPersonagem central do romance A Relíquia. Órfão de mãe e pai desde criança, é criado pela tia matern
-
RomeiroPersonagem da peça Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, o Romeiro apresenta-se como um peregrino,
-
TarzanPersonagem de extraordinária popularidade criada pelo escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs
-
Sr. ReitorPersonagem da obra As Pupilas do Senhor Reitor, é o tutor das órfãs Margarida e Clara e um velho ami
Partilhar
Como referenciar 
D. Patrocínio das Neves na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$d.-patrocinio-das-neves [visualizado em 2026-06-15 23:22:58].