D. Patrocínio das Neves
Personagem de A Relíquia (1887) de Eça de Queirós, é uma das realizações mais bem conseguidas do tipo da beata fanática, tão recorrente na ficção queirosiana.
"Muito alta, muito seca, vestida de preto", sempre com "um lenço roxo amarrado no queixo" e "dois óculos defumados", dona de um temperamento feroz, implacável com tudo o que lhe pareçam "relaxações", é também extremamente rica, o que explica a adulação hipócrita do sobrinho Teodorico.
Partilhar
Como referenciar
D. Patrocínio das Neves na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$d.-patrocinio-das-neves [visualizado em 2026-06-26 10:06:51].
Outros artigos
-
TeodoricoAntipapa italiano, cardeal bispo de Albano, foi eleito e consagrado sumo pontífice de Roma pelos clé...
-
Eça de QueirósEscritor português, José Maria Eça de Queirós nasceu a 25 de novembro de 1845, na Póvoa de Varzim, f...
-
A RelíquiaRomance de Eça de Queirós, saído em folhetins na Gazeta de Notícias, publicado em 1887, no Porto. A ...
-
AmaroProtagonista de O Crime do Padre Amaro, é o tipo do padre funcionário do período da Regeneração, des
-
Afonso IVÉ no ato II da tragédia Castro que o rei D. Afonso discute com os conselheiros sobre a necessidade d
-
Amadis de GaulaProtagonista do romance de cavalaria peninsular (discute-se se o original é português ou castelhano)
-
Mariana AlcoforadoFreira de Beja, Soror Mariana Alcoforado foi a suposta autora das célebres Lettres Portugaises. Mais
-
AlcoviteiraTipo várias vezes visado pela crítica social da dramaturgia vicentina, a alcoviteira exerce a profis
-
AdamastorÉ um dos gigantes mitológicos filhos da Terra, que se rebelaram contra Júpiter e foram vencidos. N'O
-
AladinoHerói de um célebre conto árabe constante de As Mil e Uma Noites. Aladino é um jovem astuto que desc
Partilhar
Como referenciar 
D. Patrocínio das Neves na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$d.-patrocinio-das-neves [visualizado em 2026-06-26 10:06:51].