D. Pedro, conde de Barcelos
Conde de Barcelos, nascido em 1285 e falecido em 1354, era filho bastardo de D. Dinis. Era dono de um rico património em terras, doado pelo monarca seu pai. A certa altura, porém, exilou-se em Castela, por ter desagradado ao rei o seu envolvimento nos conflitos civis de então. De regresso a Portugal, culturalmente enriquecido, afastou-se da corte e remeteu-se ao estudo e ao labor literário.
Escreveu numerosas cantigas e um Livro de Linhagens. Com toda a probabilidade, organizou ainda um cancioneiro da lírica galaico-portuguesa e compilou a Crónica Geral de Espanha de 1344.
Partilhar
Como referenciar
D. Pedro, conde de Barcelos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$d.-pedro-conde-de-barcelos [visualizado em 2026-06-04 22:30:50].
Outros artigos
-
Livro de LinhagensCompilações genealógicas registadas nos séculos XIII e XIV e motivadas pela necessidade prática de c...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
Luís Pereira de CastroNascido em 1592, este diplomata e poeta tirou o curso de Cânones na Universidade de Coimbra. Escreve
-
Machado de CastroEscultor português, nasceu em 1731, em Coimbra, e morreu em 1822, em Lisboa. A sua primeira escola f
-
Conde de Castelo MelhorLuís de Vasconcelos e Sousa (1636-1720) foi o 3.º Conde de Castelo Melhor e o 6.º Conde da Calheta.
-
José Luciano de CastroPolítico português, José Luciano de Castro Pereira Corte Real nasceu a 14 de fevereiro de 1834, em O
-
Guilherme de CastilhoDiplomata, ensaísta e crítico português nascido em 1912, em Vila Nova de Foz Coa, e falecido em 1987
-
D. Miguel de CastroSacerdote natural de Évora. Doutorou-se pela Universidade de Coimbra. Em 1566 foi nomeado inquisidor
-
Inês de CastroD. Inês de Castro era uma fidalga galega, de rara formosura, que fez parte da comitiva da infanta D.
-
João de CastilhoArquiteto galego, nascido em 1480, em Santander, e falecido em 1552, é considerado um dos grandes ar
Partilhar
Como referenciar 
D. Pedro, conde de Barcelos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$d.-pedro-conde-de-barcelos [visualizado em 2026-06-04 22:30:50].