Dança dos Voladores
Tendo a sua origem num antigo sacrifício ritual asteca da América Central, principalmente no México, a Dança dos Voladores faz hoje parte do folclore local de atração turística, tendo sido praticamente despojado da sua enorme carga religiosa.
À volta de um mastro, com cerca de 30 metros de altura, que tem no seu topo uma plataforma giratória, estão enroladas quatro cordas que, quando desenroladas, são mantidas afastadas umas das outras por uma placa, também giratória.
Os participantes deste exótico baile são quatro bailarinos que, com o seu chefe de dança, sobem ao topo do mastro, onde começam a saltar e a dançar na pequena plataforma ao som de flautas e tambores. Por fim, os quatro homens-pássaros lançam-se para o ar, com os pés amarrados às cordas, de cabeça para baixo e os braços afastados. Descrevem movimentos circulares, cada vez mais largos, enquanto as cordas se vão desenrolando, numa cadência lenta e perigosa vigiada pelo chefe de dança.
-
MéxicoGeografia País da América do Norte. Se tivermos em conta critérios relativos à origem da população e...
-
América CentralA América Central situa-se entre o México e a América do Sul e abrange o Panamá, a Costa Rica, a Nic...
-
folclorePor folclore entende-se o conjunto das tradições populares próprias de uma região ou país. O folclor
-
Medicina EgípciaNo antigo Egito a prática da medicina era assegurada pela existência de duas academias onde eram min
-
S. Jorge e o DragãoA história mais conhecida de S. Jorge tem a ver com a morte de um dragão terrível que existia em Sil
-
Mundo Galo-RomanoA cultura galo-romana desenvolveu formas originais em que os modelos gregos e romanos se assimilaram
-
flamencoO flamenco, na forma como é hoje entendido, é um tipo de manisfestação artística e começou a delinea
-
Metalurgia dos HititasO estado hitita existe historicamente desde o século XVII a. C., resultado da fusão entre os hati e
-
Herança MuçulmanaDo período em que os árabes estiveram na península retemos a assimilação islamo-judeu-cristão que no
-
O Quimono JaponêsSímbolo de tradição, de cerimonial religioso ou, mais recentemente, de simples evasão à vida moderna