dar a mão à palmatória?
A expressão dar a mão à palmatória significa «confessar o próprio erro; dar-se por vencido».
A origem da expressão está relacionada com a forma como os professores disciplinavam os alunos há muito tempo atrás. A palmatória era um instrumento de madeira, constituído por um cabo preso a um círculo (semelhante a uma colher de pau) com vários furos.
Quando os alunos cometiam falhas ou se portavam mal, os professores usavam a palmatória para lhes bater nas mãos, com as palmas viradas para cima.
Partilhar
Como referenciar
dar a mão à palmatória? na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$dar-a-mao-a-palmatoria [visualizado em 2026-06-05 01:40:07].
Outros artigos
-
zupar vs baterZupar e bater são duas palavras para o ato de agredir ou espancar.
-
chicharro vs carapauCarapau e chicharro são dois nomes para o mesmo peixe, muito abundante em Portugal.
-
picheleiro vs canalizadorPicheleiro e canalizador são dois nomes possíveis para a mesma profissão: a de quem se encarrega de
-
brunir vs engomarBrunir e engomar são verbos diferentes, mas ambos designam o ato de passar a ferro.
-
carcela vs braguilhaCarcela e braguilha são dois nomes para a mesma coisa: a abertura na parte da frente de umas calças
-
cruzeta vs cabideCruzeta e cabide são dois nomes para o mesmo objeto: uma peça de madeira, plástico ou outro material
-
papo-seco vs carcaçaPapo-seco e carcaça podem ser dois nomes para um pão pequeno de farinha de trigo fina.
-
cardina vs bebedeiraCardina e bebedeira são dois nomes para o estado de embriaguez.
-
calcar vs pisarCalcar e pisar são dois verbos para a mesma ação: comprimir/esmagar com os pés.
-
bica vs cimbalinoBica e cimbalino são dois nomes para a mesma designação: café tirado em máquina própria e que fica c
Partilhar
Como referenciar 
dar a mão à palmatória? na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$dar-a-mao-a-palmatoria [visualizado em 2026-06-05 01:40:07].