Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

2 min

David Attenborough
favoritos

Naturalista e apresentador de televisão nascido a 8 de maio de 1926, em Inglaterra, sendo irmão do realizador de cinema Richard Attenborough.
Em 1952, David entrou para o canal televisivo da BBC e dez anos depois lançou a série documental Zoo Quest sobre o mundo animal que foi transmitida durante dez anos. Nesse período de tempo, Attenborough visitou os locais mais selvagens do planeta. O seu programa era composto ainda por rubricas políticas, concursos de arqueologia, pequenas histórias, jardinagem e blocos religiosos.
Em 1965 foi nomeado diretor na BBC 2, tendo sido nestas funções o responsável pela introdução da televisão a cores na Grã-Bretanha. Em 1969 passou a diretor de programas com responsabilidades editoriais nos dois canais da BBC. Contudo, em 1973 demitiu-se destas funções para poder voltar a produzir e realizar documentários. Fez então uma série de história natural no Sudeste asiático, seguida de uma outra sobre artes tribais.
Figura em cera de David Attenborough, exposta no Museu Madame Tussaud, em Londres
Em 1979 realizou e apresentou a série Vida na Terra, composta por treze episódios, que foi vista em todo o mundo, incluindo Portugal, por mais de 500 milhões de espectadores. À época foi a série mais ambiciosa do género na história da televisão britânica. Em 1984 surgiu a continuação da série sob o título Planeta Vivo até que em 1990 encerrou a trilogia com The Trials of Life. Neste último intervalo de tempo realizou ainda The First Eden (o primeiro Paraíso) sobre a história das relações do Homem com o mundo natural na região do mediterrâneo, e Lost Worlds, Vanished Lives (mundos perdidos, vidas desaparecidas), sobre fósseis.
Em 1993 apresentou Life in the Freezer (vida no frigorífico) sobre o Antártico, seguindo-se em 1995 A Vida Privada das Plantas. No ano seguinte concretizou uma das grandes ambições da sua vida e produziu um filme sobre os pássaros do Paraíso, chamada Attenborough no Paraíso.
Posteriormente, continuou a produzir e apresentar séries como A Vida dos Pássaros, O Estado do Planeta e A Vida dos Mamíferos.
Mas se David Attenborough se tornou conhecido pelas suas séries e programas de televisão, também ganhou fama pelos livros que escreveu sobre história natural, tendo começado a publicar em 1956 com Zoo Quest to Guiyana. Por norma, os seus trabalhos em televisão eram acompanhados por lançamentos de álbuns ilustrados.
Entre as inúmeras distinções e prémios que conquistou ao longo da sua carreira, deve destacar-se a ordenação como Cavaleiro do Reino em 1985.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – David Attenborough na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-20 06:06:48]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe