de que eu gosto ou que eu gosto?
As duas construções são corretas.
O verbo gostar, geralmente, exige a preposição de:
– Eu gosto de laranjas/ Laranja é uma das frutas de que eu gosto.
Contudo, quando o verbo gostar é seguido de uma oração integrante introduzida por que, omite-se a preposição de:
– Gosto que digas a verdade.
Partilhar
Como referenciar
de que eu gosto ou que eu gosto? na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$de-que-eu-gosto-ou-que-eu-gosto [visualizado em 2026-06-22 21:26:46].
Outros artigos
-
racionar ou racionalizar?«Não há muita água, temos de racionar o seu consumo» ou «Não há muita água, temos de racionalizar o
-
refogar ou refugar?As duas formas existem, mas são diferentes. Refogar é um verbo que significa «cozinhar em refogado;
-
sobrescrever ou subscrever?«Tens de sobrescrever o envelope» ou «Tens de subscrever o envelope»? A forma correta é sobrescrever
-
preservar ou perservar?A forma correta é preservar. A outra forma não existe.
-
sobredotada ou superdotada?«Criança sobredotada» ou «Criança superdotada»? As duas formas são corretas. Contudo, sobredotada é
-
sobrelotada ou superlotada?«A sala estava sobrelotada» ou «A sala estava superlotada»? As duas formas são corretas. Sobrelotada
-
saem ou saiem?«Os arguidos saem do tribunal» ou «Os arguidos saiem do tribunal»? A forma correta é saem. É a terce
-
roem-se ou roiem-se?«Eles roem-se de inveja» ou «Eles roiem-se de inveja»? A forma correta é roem-se . É a terceira pess
-
puder ou poder?As duas formas existem, mas são diferentes. Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregul
-
subtil ou súbtil?A forma correta é subtil. É uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba. Segundo a
Partilhar
Como referenciar 
de que eu gosto ou que eu gosto? na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$de-que-eu-gosto-ou-que-eu-gosto [visualizado em 2026-06-22 21:26:46].