Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Dennis Ritchie
favoritos

Cientista norte-americano, Dennis Ritchie nasceu no dia 9 de setembro de 1941, em Bronxville, Nova Iorque. Doutorou-se em matemática aplicada na Universidade de Harvard no ano de 1968, com uma dissertação subordinada ao tema "Hierarquias de funções subrecursivas". Seguindo as pisadas do seu pai, ingressou na Bell Labs em 1967, onde contribuiu inicialmente para o projeto Multics - uma cooperação da General Electric, MIT e Bell Labs - ao escrever compiladores para as linguagens BCPL e ALTRAN.

No início dos anos 70 desenvolveu, juntamente com Ken Thompson o sistema operativo UNIX. Para o efeito, desenvolveu a linguagem de programação C por melhoramento e aperfeiçoamento da linguagem B inicialmente criada por Ken Thompson.

Quer o sistema operativo Unix quer a linguagem de programação C constituíram feitos importantíssimos para o desenvolvimento da tecnologia computacional. O sistema operativo Unix pode ser encontrado (nas suas variadas formas e versões) em milhares de máquinas funcionais em todo o mundo e, é considerado e respeitado como o sistema operativo de eleição para determinadas aplicações e serviços de rede. A linguagem C continua - e deverá continuar - a ser utilizada como uma das mais completas linguagens estruturadas procedimentais permitindo a construção de código eficiente quer em custo de memória quer em velocidade de execução. É utilizada por programadores de todo o mundo em múltiplas áreas de desenvolvimento e existem compiladores disponíveis para quase todas as plataformas imagináveis.

Dennis Ritchie lidera uma equipa de investigação na Bell Labs dedicada a trabalhos sobre sistemas operativos distribuídos e linguagens distribuídas assim como hardware de encaminhamento e comutação. O seu grupo desenvolveu durante a década de 90 dois sistemas operativos, o Plan 9 (1995) e o Inferno (1996). Foi galardoado com vários prémios e medalhas da ACM e IEEE assim como de outras instituições americanas e internacionais pelos seus contributos para as ciências e tecnologias computacionais - nomeadamente pelo seu trabalho no Unix e na linguagem C. Em abril de 1999 recebeu a U. S. National Medal of Technology juntamente com o seu companheiro do Unix, Ken Thompson.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Dennis Ritchie na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-06-14 13:42:35]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe