depuração das águas
É a ação de tornar pura, ou pelo menos utilizável, a água poluída. Inclui a depuração das águas destinadas à alimentação, às indústrias e dos esgotos.
A depuração das águas destinadas ao consumo doméstico pode ser feita por simples ebulição ou filtração, dependendo do estado da água.
Empregam-se também processos químicos, como tratar, por exemplo, a água com ozono ou pela utilização do hipoclorito de cálcio.
As águas dos esgotos devem ser depuradas antes de serem lançadas nos cursos de água ou no mar, o mesmo devendo acontecer com as águas utilizadas na indústria e com as águas residuais das tinturarias, criação de gado, saboarias, etc. para eliminar ou minimizar o efeito dos poluentes.
Partilhar
Como referenciar
depuração das águas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$depuracao-das-aguas [visualizado em 2026-06-07 23:33:56].
Outros artigos
-
ameixeiraDesignação comum de plantas arbóreas da família das Rosáceas e do género Prunus. As plantas da espéc
-
pés ambulacráriosApêndices dos animais equinodermes, em forma de tubo, ocos e extensíveis, que se ligam ao aparelho a
-
amendoimDesignação de plantas da família das Leguminosas e do género Arachys. O amendoim, Arachis hypogaea,
-
amieiroDesignação comum de plantas arbóreas ou arbustivas da família das Betuláceas e do género Alnus, com
-
amibaTambém denominada vulgarmente por ameba, é um protozoário do filo rizópodes, cujos elementos têm a p
-
amebócitosCélulas do sangue dos vertebrados e de outros tecidos líquidos dos invertebrados que são capazes de
-
amiantoO amianto, também designado de abesto de actinolite ou tremolite, é um mineral monoclínico constituí
-
amerícioO amerício, cujo símbolo químico é Am, é um elemento químico sólido, metálico, preparado por síntese
-
amenorreiaFenómeno que se caracteriza pela ausência de menstruação, situação considerada normal antes da puber
-
amidoPolissacarídeo pouco solúvel e de elevado peso molecular que se forma nos cloroplastos das plantas c
Partilhar
Como referenciar 
depuração das águas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$depuracao-das-aguas [visualizado em 2026-06-07 23:33:56].