Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Der Blaue Reiter
favoritos

Der Blaue Reiter, que na língua portuguesa significa O Cavaleiro Azul, designa um grupo de pintores expressionistas que desenvolveram atividade em Munique, entre 1911 e 1913. Este grupo, criado pelo pintor russo Wassily Kandinsky e pelo alemão Franz Marc, integrava alguns dissidentes da "Nova Associação de Artistas", formada na mesma cidade em 1909. O nome que adotaram para este movimento sintetiza a paixão de Franz Marc pelo cavalo e de Kandinsky pela cor azul.
Os seus principais pontos de interesse eram a arte primitiva, a arte intuitiva infantil, o potencial das associações psicológicas e simbólicas da cor, da linha e da composição, relativamente aos quais foram muito influenciados pela música expressionista, nomeadamente a do compositor Arnold Schoenberg, que também integrava o grupo.
O grupo apresentou uma exposição coletiva em 1911, denunciando, pela diversidade de inspirações e de tendências estéticas dos artistas participantes - Robert Delaunay, Campendonk, Arnold Schoenberg, Macke e Henri Rousseau, entre outros -, a inexistência de um programa ou de uma orientação teórica rígida. Uma das características deste movimento foi precisamente o seu carácter orgânico e aberto e a sua especial preocupação pelos aspetos espirituais da criação artística mais que pelos aspetos formais e linguísticos. Assim, se Kandinsky enveredou por uma via abstrata, Franz Marc manteve-se sempre ligado a uma representação figurativa, ainda que não realista.
Der Blaue Reiter
Em maio de 1912, foi publicado um primeiro número da revista Blaue Reiter Almanack onde são divulgados importantes ensaios dos seus fundadores e de outros artistas como Kubim, Pechstein e Schoenberg.
Na sua segunda exposição, para além dos artistas que integravam o grupo, figuravam outros pintores de nomeada como Hans Arp, Paul Klee e Kasimir Malevich.
Apesar da sua reduzida longevidade (o grupo dissolveu-se em 1913, nas vésperas da Primeira Guerra Mundial), Der Blaue Reiter foi uma das principais correntes do expressionismo alemão.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Der Blaue Reiter na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-19 19:18:50]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe